A vida secreta da pele

12 de Agosto de 2022 Postado por Gisela Coan

A pele é viva e dinâmica: as células respiram, crescem e mudam. Ela protege o corpo de bactérias, vírus e poluentes, absorve nutrientes e, por meio do suor, ajuda a remover toxinas. Também regula a temperatura corporal, produz vitamina D a partir da luz solar e fornece informações para o restante do corpo pelo toque e pela dor. Todos os dias, esse órgão reflete e reage ao que você se alimenta, a sua exposição ao ambiente, à qualidade de seu sono, a seu nível de estresse e a sua saúde geral.

Camadas da pele

Camadas da pele

SOB A PELE

A pele é formada por três camadas: a epiderme, a derme e a tela subcutânea. Cada uma delas tem funções particulares que ajudam na renovação, na reação e na proteção do seu corpo.

Camadas O que é?
Epiderme É uma camada elástica externa que se renova de maneira continuada. É composta por vários tipos de células.
Corneócitos (Ceratinócitos mortos) São queratócitos achatados e mortos que formam uma camada áspera, protetora e praticamente à prova d`água chamada estrato córneo. Eles estão sempre se renovando e sendo descartados – na verdade, eliminamos milhões de células de pele mortas todos os dias.
Queratinócitos (Ceratinócitos) São as principais células da epiderme, formadas basicamente por divisão celular. Novas camadas estão sempre avançando em direção à superfície. À medida que se movem, morrem, são achatadas e descartadas. Esse processo leva cerca de 14 dias (e se prolonga quando envelhecemos).
Melanócitos Produzem melanina, que protege contra radiação ultravioleta e dá cor a pele. A exposição ao sol estimula o aumento da produção desse pigmento, resultando no escurecimento da pele – ou bronzeamento. Quando ocorre exposição prolongada e anormal ao sol, a melanina não consegue absorver todos os raios UV, e a pele é danificada e se queima.